• clinicadehipnose

A Dessensibilização dos Traumas

fonte: Blog do Gastão Ribeiro :

A Dessensibilização dos Traumas

“A doença mental é uma quebra da comunicação entre as pessoas”. “O desenvolvimento dos sintomas neuróticos constitui um comportamento de caráter defensivo e protetor. Por ser um processo inconsciente, é assim excluído da compreensão consciente, é cego e trôpego por natureza e não serve de forma útil aos objetivos da personalidade.” Erickson (CP I, pg. 298)

A Hipnose não é a técnica de primeira escolha ou mais adequada no trabalho de dessensibilização de traumas. Ao contrario do que se pensa a regressão não é a técnica adequada para se dessensibilizar os traumas. Em função das memórias subcorticais do trauma, que se instalam no sistema límbico e em especial nas amígdala do hipocampo o uso da regressão pode causar retraumatização ao invés de dessensibilização. Existem técnicas mais eficientes como as Instalações, o TFT, TAT, V/KD ou V/KDT que acessam estas memórias subcorticais. Mas também existem pessoas diferentes, o que é bom para um necessariamente não é bom para outro, isto é, existem pessoas que são mais responsivas a Hipnose. Um bom terapeuta de Traumas deve saber quais técnicas de Hipnose funcionam no trabalho de desensibilização de traumas.

Quando a única ferramenta funcional que se tem com um cliente é a hipnose o terapeuta de trauma deverá saber como utilizar da hipnose para este processo. Acredito que existam duas técnicas funcionais com hipnose que fazem este trabalho, o V/KD e o Freeze-frame.

Fonte – Apostila de Psicoterapia do Trauma – Módulo 3 – O Uso da Hipnose com Traumas – 2007 – Gastão Ribeiro.

(ele se contradiz ?) 

A Hipnose é uma das técnicas mais úteis no trabalho com Traumas. Um trauma é tudo aquilo que excede a capacidade de suportar de uma pessoa gerando sintomas de Estresse Pos-traumático. O trauma é formado por inúmeras variáveis: os sintomas, a desregulagem neurológica, pesadelos, gatilhos, entre outras. A Hipnose é uma ferramenta que ajuda trabalhar os traumas sobre vários aspectos: proteção; regulação de afeto; dessensibilização. O Trauma paralisa as pessoas no tempo e no espaço, faz com que fiquem reféns dos sintomas. A Hipnose é uma ferramenta que possibilita a recuperação destes recursos, a recuperação da liberdade de alma, é como diz Milton Erickson: não existem pessoas sem recursos, mas estados sem recursos. O trabalho com Hipnose na Dessensibilização de Traumas são inúmeros, entre eles podemos ressaltar:

O Trabalho Simbólico; Instalando recursos; A Construção e ajustes de habilidades; Restabelecendo as barreiras de Proteção Compassando o medo de encarar o trauma; Freese-frame; V/KD.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Que é Programação Neurolingüística – PNL?

Programação Neurolingüística – PNL, foi criada nos E.U.A., na década de 70, por Richard Bandler, um matemático e perito em computadores, e por John Grinder, um lingüista especializado em Gramática Tra

Exercício de PNL – técnica do Swish Visual

técnica do Swish Visual: Imagem gatilho ou também chamada imagem pista: Esta imagem é o disparador do comportamento. É a última imagem projetada pelo sujeito que torna inevitável a ação. Esta imagem d