FLAVIO BOCK
Clóvis de Barros Filho e Michel Bordier têm visões distintas sobre os circuitos de consagração socia
Clóvis de Barros Filho é um jornalista, escritor e professor brasileiro, conhecido por sua abordagem crítica da sociedade e cultura brasileira. Ele acredita que os circuitos de consagração social são formados por grupos de pessoas que controlam e validam as informações e ideias que são consideradas relevantes e verdadeiras na sociedade. De acordo com Barros Filho, esses circuitos são formados por aqueles que detêm o poder econômico, político e cultural, e são responsáveis por estabelecer as normas e valores da sociedade.
Por outro lado, Michel Bordier é um sociólogo francês, conhecido por sua abordagem interdisciplinar da sociologia. Ele acredita que os circuitos de consagração social são formados por interações sociais que ocorrem em diferentes espaços e contextos sociais, como a família, a escola, o trabalho e a mídia. De acordo com Bordier, esses circuitos são formados por relações de poder e influência entre indivíduos e grupos, e são responsáveis por transmitir e perpetuar as normas e valores da sociedade.
Em resumo, ambos os pensadores reconhecem a importância dos circuitos de consagração social na formação das opiniões e valores da sociedade, mas divergem quanto à sua origem e formação. Enquanto Barros Filho enfatiza o papel do poder econômico, político e cultural, Bordier destaca a importância das interações sociais nas diferentes esferas da vida social.
Prof. Flavio Bock
