• clinicadehipnose

Cura Rápida de Fobia – Protocolo

No uso da Hipnose para a dessensibilização de Traumas é necessário uma Observação Dissociada, a técnica mais efetiva para isto é o VK/D. A Dissociação Visual/Cenestesica V/KD é um método criado por Cameron Bandler (1978), para tratar de sentimentos negativos associados a uma a memória traumática, fobias, entre outras. O VK/D utiliza de dissociação onde as emoções negativas são visualizadas a partir de uma perspectiva visual alterada. Consiste em observar o evento ou trauma de “uma posição de observador externo”. O cliente não deverá entrar em contato com a “memória”, mas sim “observando” de fora, olhando-a. Este deslocamento estimula a aquisição e um entendimento da situação, diminuindo a emoção associada ao trauma.

Cura rápida de Fobias

( cinema technqiue (also know as, visual / kinesthetic dissociation or VK/D) 

PASSO 1 – Rapport

“Toda fobia tem uma intenção positiva. Entre em contato com aquela parte do seu inconsciente responsável pelo processo fóbico e reconheça a intenção que ela tem de unicamente proteger você. Agradeça pelo cuidado dedicado a você.”

PASSO 2 – BFO

“Talvez seja mais fácil se fechar os olhos… Imagine como você quer estar depois desse medo resolvido (VAC).”

PASSO 3 – Âncora de Recursos (Dissociação)

– Forte estado de recursos positivos. Ancore cinestesicamente, enquanto o explorador instala uma auto-âncora.

– Quebre estado e teste a âncora.

PASSO 4 – Dupla dissociação

– Crie uma tela de cinema.

– Imagine-se na cabine de projeção deste cinema. Visualize uma cadeira e você sentado confortavelmente assistindo a cena.

“De onde você está, você consegue se ver sentado na sala de cinema?”

– Selecione o rolo de filme de vídeo de sua vida que contenha o trauma ou a primeira experiência forte que estabeleceu a fobia.

– Identifique a cena pré-fóbica (quando tudo ainda estava bem) e a cena pós-fóbica (quando tudo estava bem novamente).

PASSO 6

– Na cabine (com a âncora de recursos), veja a si mesmo na tela.

“Aqui e agora, observando a pessoa na tela naquele momento…”

– Assista o filme em tempo normal e preto e branco, desde a cena pré-fóbica quando tudo ainda estava bem, até a cena pós-fóbica, quando tudo já estava bem de novo.

PASSO 7

– Associe-se a cena final (cena pós-fóbica), coloque cores e passe rapidamente o filme de trás para frente até o início (cena pré-fóbica). Esta operação deve durar até no máximo três segundos.

PASSO 8

– Desassocie-se, volte à cabine de projeção e repita os passos 6 e 7 pelo menos três vezes.

PASSO 9

– Faça ponte ao futuro, verifique a ecologia e agradeça a sua mente insconciente, pedindo a ela para integrar todo o processo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O que é flow ? (Fluxo)

Fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da ativid

A hipnose segundo Freud

O médico austríaco, Franz Anton Mesmer (1734 -1815), ao tratar pacientes neuróticos, além de empregar a técnica da hipnose, a qual ele originou e que veio posteriormente a ser aceita como uma técnica

Conheça o EMDR: uma nova terapia para traumas

A técnica também auxilia o tratamento de depressão, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, distúrbios do sono e a superar os lutos por Samantha Cerquetani Em 1984, Rosana Leite sofreu um acident