top of page
  • Foto do escritorFLAVIO BOCK

Indução VAC - Flavio Bock

Atualizado: 5 de abr.




Milton Erickson foi um renomado psiquiatra e psicoterapeuta que teve grande influência no campo da hipnose e da terapia familiar. Ele é especialmente conhecido por sua abordagem única e inovadora à hipnose clínica e pelo desenvolvimento de técnicas de indução hipnótica.


A indução VAC (Visual-Auditiva-Cinestésica) é uma técnica de indução hipnótica associada a Erickson. O termo VAC refere-se aos três principais sistemas representacionais sensoriais que os seres humanos usam para processar informações e experiências: visual, auditivo e cinestésico.


Na indução VAC, o terapeuta guia o cliente para acessar e utilizar esses três sistemas representacionais para facilitar o processo de indução hipnótica. O terapeuta pode começar com a ativação de uma das representações sensoriais e, em seguida, alternar para as outras duas, conforme necessário.


Por exemplo, o terapeuta pode pedir ao cliente que visualize uma cena relaxante, em seguida, para imaginar os sons associados a essa cena e, finalmente, para perceber as sensações físicas relacionadas a essa experiência.


objetivo da indução VAC é envolver os sistemas representacionais do cliente de maneira mais profunda e completa, permitindo que ele entre em um estado hipnótico de maneira mais eficaz e rápida. A técnica também ajuda a personalizar a experiência de hipnose para o cliente, adaptando-se às suas preferências e necessidades individuais.


A abordagem de Erickson à hipnose e à indução VAC tem sido amplamente reconhecida e adotada por terapeutas e profissionais da Programação Neurolinguística (PNL) devido à sua eficácia e flexibilidade.


Essas técnicas têm sido aplicadas em uma ampla gama de contextos terapêuticos, incluindo tratamento de fobias, controle da dor, redução do estresse e superação de hábitos indesejados.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estilo musical e neurotransmissores: Diferentes estilos musicais podem afetar o cérebro e os neurotransmissores de maneiras distintas. Por exemplo, a música com ritmos animados e energéticos, como o a

bottom of page