FLAVIO BOCK
Regressão e Kuleman
O trabalho de Daniel Kahneman, especialmente seu livro "Thinking, Fast and Slow", está focado nos dois sistemas de pensamento que o cérebro humano utiliza, conhecidos como Sistema 1 e Sistema 2. Esses sistemas têm implicações significativas para a compreensão do funcionamento da mente consciente e subconsciente, bem como para a aplicação de técnicas de regressão em terapias.
O Sistema 1 é rápido, automático, intuitivo e requer pouco esforço consciente. Ele é responsável pelas respostas emocionais e pelos processos cognitivos que ocorrem sem nossa consciência direta.
Essas respostas e processos estão associados ao funcionamento do nosso subconsciente, que armazena memórias, crenças, experiências e emoções que influenciam nosso comportamento e tomada de decisões sem que percebamos.
O Sistema 2, por outro lado, é lento, deliberado, analítico e requer esforço consciente. Ele está associado à nossa mente consciente, que é responsável pelo raciocínio lógico, pensamento crítico e autocontrole.
A teoria da regressão, muitas vezes usada em terapias como a hipnoterapia e a terapia de vidas passadas, lida principalmente com o acesso e a revisão de memórias e experiências armazenadas no subconsciente. Essas terapias buscam trazer à tona memórias reprimidas ou esquecidas e ajudar os indivíduos a processá-las e ressignificá-las, permitindo que enfrentem medos, traumas e fobias de maneira mais eficaz.
Ao considerar o trabalho de Daniel Kahneman e as teorias de regressão juntos, pode-se argumentar que a terapia de regressão visa ativar o Sistema 2 para processar e analisar memórias e experiências armazenadas no subconsciente, que são normalmente controladas pelo Sistema 1. Ao fazer isso, a terapia de regressão pode ajudar os indivíduos a desenvolver maior autoconsciência, autocontrole e capacidade de enfrentar questões emocionais e comportamentais.
Nesse contexto, a relação entre as teorias de Kahneman e a regressão é que ambas fornecem uma compreensão de como o consciente e o subconsciente operam e interagem, e como essa dinâmica pode ser aplicada para promover mudanças e melhorias na vida de uma pessoa através de terapias e intervenções específicas.